quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A dificuldade dos homens para saber lidar com os sentimentos passionais ou de amor às mulheres.


No último capítulo do livro de Provérbios, aquele que trata da mulher virtuosa, temos como instrumento nas mãos de Deus para escrever o capítulo uma mulher, a mãe de um rei, o rei Lamuel de Massá. Não coube a honra de escrever este capítulo ao grande rei Salomão. E digo por inspiração interpretativa que me vem agora, que isto não se deu porque Salomão não tinha competência para falar sobre mulheres. Foi seu amor às mulheres que manchou a história do mais sábio dos reis de Israel, como todos sabem (Neemias 13.23-26). O próprio Salomão admite isso no livro de sua velhice que não encontrou uma mulher virtuosa entre tantas que teve (Ec 7.28). Isso porque não seguiu a orientação bíblica de se casar com uma mulher da sua parentela ou do povo de Deus. Sua esposa Sulamita, era estrangeira, filha de Faraó (1Rs 3.1) e todas as suas concubinas eram também estrangeiras. É verdade que simbolicamente Sulamita representava a Igreja de Jesus, que em sua maioria é gentia. Mas moralmente seu casamento com uma estrangeira foi um erro, tinha mais a preocupação política que de orientação de Deus.
Mas vamos ao ponto de meu interesse e que intitula este artigo. Lemos em Pv 31.3: “Não dês às mulheres a tua força”. É o primeiro conselho que a mãe de Lemuel lhe dá. E de fato, o homem que se deixa envolver pela mulher é um fraco, um descabeçado. O homem não deve se deixar envolver por sentimentos amorosos por uma mulher que conflitam com sua carreira cristã. Homem deve controlar seus sentimentos e ser guiado por sua razão em harmonia com o Espírito Santo em seu coração (Rm 9.1). Deve amar sua mulher sim, e só ela, note o pluras de “mulheres” em Pv 3.3, e este amor deve ser comedido, nunca superando seu amor a Cristo (Mt 10.34-39). O homem cristão não pode deixar as decisões de sua família a sua esposa, de modo nenhum, a mulher sendo mais levada ao emocional é muito suscetível a se deixar levar por eles e ser enganada, daí a Bíblia proibir à mulher a liderança da casa e da casa de Deus (1Tm 2.11-15). Até biologicamente isso é fato, não é verdade que as mulheres são mais sujeitas aos desajustes hormonais que o homem?
É ao homem que deve ficar a responsabilidade da liderança no lar e na igreja, não a mulher. A mulher é importante no papel de auxiliadora, que dirige carro sabe como é importante a pessoa que está do lado ajudá-lo a dirigir o carro, mostrando a visão de um ângulo mais difícil e mesmo orientando sobre quais ruas podem ser as melhores para o itinerário, mas se o passageiro do lado do motorista começar a tocar no volante e tentar guiar o carro juntamente com aquele que está no comando do carro o desastre é certo.
E na verdade as mulheres não gostam de homens que elas comandam. A mulher busca no homem a segurança e a estabilidade emocional que ela muitas vezes não tem.
Assim o homem não deve dar sua força de líder e cabeça da casa ou da Igreja a mulher, se o fizer tudo poderá ir de água (limpa) abaixo para prejuízo da sua vida e da sua família.  
É triste vemos homens entregues a sentimentos amorosos por mulheres, os chamados “sentimentais” ou “bregas”, são homens fracos, débeis e indignos da boa liderança que Deus outorgou aos homens. O homem deve sempre se casar com uma mulher tendo seu ministério e carreira em pauta, e nunca por sentimentos amorosos que depois de um ou dois anos deixam de existir e o casamento vai pro brejo. O homem não deve buscar na sua futura esposa apenas a beleza, que nas mulheres é muito mais efêmera, mas busca na sua futura esposa o temor a Deus, a submissão e graça de Deus. 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ATÉ MESMO O PARDAL (versão mais positiva de Asa Branca)


Dedicado a minha vô materna Dionízia Gomes de Oliveira (In Memorian).

Quando ouvi os pingos d’água batendo no seco chão.
Agradeci ao Deus do céu aí, que tamanha satisfação.

É a chuva, é o ouro do Ceará para o mundão. É o fruto, é a vida, é de Deus, nosso pré-pão!

Meu bom Jesus, oh meu bom Rei, tu és o grande Deus do trovão. És o valente, és o Primeiro e só em ti se molha o chão.

Até mesmo o pardal cantou como o curió. Lembrei de Deus, da Curupira e minha querida e morta vô.

Toquei a minha flauta, depois chorei e me comovi na salvação, em Jesus, meu bom Deus e na sua redenção.

Recordei o gavião. Recordei o “papagai”, de minha vô tenho saudade, de Pacujus lamentação. 

Sobre as mulheres não mais menstruar à luz da Bíblia


A LIBBS ginecologia, com endereço: www.vivasemmenstruar.com.br está divulgando em panfletos intitulados “Viver SEM MENSTRUAR. Aqui dentro tem um novo estilo de vida esperando por você” tendo como conteúdo informativo o seguinte:
“Acredite: você não é obrigada a menstruar todos os meses. A menstruação já foi vista como benéfica, como limpeza do organismo e outras lendas. Histórias como, por exemplo: as mulheres sempre menstruaram, certo? ERRADO. Nossas avós tinham um maior número de filhos, estavam quase sempre grávidas ou amamentando. Por isso (surpresa!) quase nunca menstruavam. Hoje, menstruar ou não é um direito conquistado pelas mulheres”

RESPOSTA:
Mas o que LIBBS ignora é que hoje também aumentou muito o número de câncer de mama e útero nas mulheres, exatamente porque as mulheres passaram a usar os anticoncepcionais, essas drogas do inferno que tem mudado o que Deus criou. Agora, por conta controle de natalidade por esses métodos antibíblicos o mundo está divulgando essa outra desgraça: fazer com que as mulheres não mais menstruem. Ora, Deus é sábio e as mulheres menstruam por razões divinas de um Deus que sabe muito mais que esses vendedores de ilusões. E digo às mulheres que enveredarem por este caminho sofrerão as consequências dessa desobediência as normas criadas por Deus.
A menstruação é necessária sim a natureza da mulher, serve como meio da mulher amadurecer mais rápido que o meninos, o que é fundamental para o bom andamento da sua carreira feminina e ideal para o contração do matrimônio. A menstruação é boa também para evitar de o casal praticar sexo todo dia, é bom que a vida sexual do casal seja organizada, pois além de dá mais prazer pelo espaço de abstinência que gerará um anseio e vontade natural para a relação, enriquecendo a vida sexual do casal, a menstruação é sim um tipo de limpeza natural do corpo feminino. A menstruação é como eu gosto de poeticamente dizer “o choro do útero por não ter vindo nenê naquele mês”, é algo para a organização histórico-biológica da mulher, estabelece o início da vida fértil da mulher e o fim. É ótimo, e não um mal como quer o mundo que enxergamos.

sábado, 13 de outubro de 2012

A nostalgia ou saudade humana e os poderes do mundo vindouro.


Dedicado aos meus amigos Shaolin do Sul e Antônio.

O sentimento profundo e envolvente que acomete muitas pessoas é tratado com muita insensibilidade e pouco caso pelos cristãos mais intelectuais e diria até cristãos mais pragmáticos ou práticos. Há pessoas que os sentimentos são mais agudos e penetrantes na vida que nas outras. Sendo um poeta e “super-sensitivo” da alma humana e por conhecer bem a nostalgia de modo intrínseco (por dentro e de per si) e “ex-trínsecadamente” (externamente e com propriedade), e ao mesmo tempo conhecendo a Deus, a Bíblia,  e ainda tendo a capacidade de ir até o inferno da sensibilidade humano-afetiva e, pela graça de Deus, possuindo a capacidade de desse “inferno” trazer muitas almas perdidas nos devaneios das nostalgias do mundo. Senti-me no dever de tentar ajudar aos cristãos e pré-cristãos que se deixam envolver em crises de sentimentalismo, romantismo e nostalgias deprimentes que mais escravizam que edificam.
Primeiro é importante fazer com que os envolvidos com os sentimentos nostálgicos saibam que você os entende do assunto. Sei o que é perder tempo ouvindo músicas para tentar buscar imaginar cenas ou reviver cenas que nunca existiram. Pois só assim ele dará atenção e acordará do sonho maldito que caiu e lhe respeitará com alguém que por está na mesma empatia pode dizer algo relevante ou valioso sobre o assunto que muitas vezes ele tenta esconder pela vergonha. Mas antes de tudo saiba amigo que esses sentimentos nostálgicos não são saudáveis dentro do cristianismo.
Nas gerações dos anos 50 e 60 os grandes homens de Deus não tiveram que enfrentar os sentimentos nostálgicos agudos que acometeu as gerações vindouras, principalmente as dos anos 80, 90 e 2000. Os anos 80 são um tipo de somatório e fronteira das gerações passadas e as da agora. Não é a toa que foi nos anos 80 que foi produzido o filme “De volta para o futuro” que marcou toda a geração dos anos 80 e que aponta bem essa zona fronteirística entre os anos 50 a 70 e o futuro. Pois bem os homens de Deus que ainda vivam nos anos 60 e 70 quase não tiveram de enfrentar essa crise de nostalgia que invade quase imperceptivelmente as pessoas mais velhas, as coisas novas, novos atores, músicas e costumes são sem gosto quando não buscam refletir os anos bons ou melhores, é o que parece passar pelas cabeças das pessoas mais velhas. O sentimento nostálgico vindo de Elvis e Cia e os Beatles e Cia devem ser tratados com mais cuidado pelos teólogos e estudantes da Bíblia mais antenados com o mundo pelo Espírito Santo.
Os grupos  ou movimentos do anos 50 a 80 estão de tal forma enraizados na cultura pop musical e comportamental que é difícil não existir pessoas afetadas e envolvidas de forma as vezes até dramática. E o mais grave é que os grandes pensadores cristãos estão em falta. As falsas igrejas não conseguindo combater eficientemente esses sentimentos mundanos findaram por aderirem a eles, como vemos ou ouvimos as músicas tidas por Gospel que se inspiram nas nostalgias do mundo e em suas músicas. Mas pela graça de Deus vou procurar tratar do assunto começando por este artigo que é mais um diagnóstico que o remédio completo.
Mas indo de modo direto e econômico a solução do problema, aconselharia a você que sofre de nostalgias do mundo, seja por músicas, filmes... a buscar substituir esses sentimentos terrenos pelos sentimentos profundos e verdadeiros do Espírito Santo, Paulo disse: “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito e se algum entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fp 2.1, 2). Assim, existe no cristianismo sentimentos mais profundos e genuínos, diga-se, exatamente porque são espirituais e penetram a eternidade. O escritor de Hebreus fala do cristão experimentar os poderes do mundo vindouro (6.5), em 1Co 2.9-14, lemos: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus NO-LAS REVELOU pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. Notem que Paulo diz que as coisas maravilhosas que não subiram ao coração dos homens pela grandiosidade que possuem nos são dadas a conhecer agora, e não apenas no futuro eterno. Jesus é vivo e o seu Espírito vive no coração do cristão genuíno e não pode deixar o crente à deriva e com inveja ou carentes de sentimentos mundanos. Falta a essa nova geração de crentes a busca pelo poder de Deus que está em seus corações, é preciso que leiam Ef 1.16-21 e apliquem esse texto em suas vidas. Ele fala que o poder que temos no coração é o mesmo poder que ressuscitou a Cristo e o fez assentar nas alturas. É o poder e os sentimentos do Espírito Santo que se precisam ser resgatados pelos cristão hodiernos (atuais). Mas em muitos casos esses cristão de hoje são apenas nominais, não possuem o Espírito Santo dentro de seus corações. Nada sabem do testemunho do Espírito em no espírito do verdadeiro crente (Rm 16.16), ignoram a vida de vitória sobre o pecado do verdadeiro crente (Rm 8.2; 1Jo 3.9). São infelizmente pseudo-cristãos, vivendo uma vida cristã de mentira. Sendo mais atores, interpretando o papel de um cristão, que de fato um verdadeiro servo e serva de Deus. É lamentável.
É preciso, pois, um envolvimento profundo com a oração, a Bíblia e a igreja para expulsar esses sentimentos mundanos. Precisam não se conformar com este mundo, mas renovar a mente pelo Espírito Santo (Rm 12.2; Tt 3.5).
É triste vermos pessoas em bares buscando na embriaguez um modo de aliviar suas dores nostálgicas, que na verdade só podem terminar se forem a Cristo ou a morte. Não há outra opção: ou Cristo ou morrer para se livrar desses sentimentos mundanos profundos, que são na verdade aspirações, sonhos impossíveis, coisas que na verdade se rementem e só encontram eco nas coisas de Deus. Essas pessoas envolvidas com tais sentimentos falsos e impossíveis serão eternas frustradas, correndo atrás de algo que não existe ou nunca existirá. Mas Cristo disse que nele se encontra e verdade, e na verdade cristã a genuína libertação (Jo 8.32-36).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Escoteiros Anabatistas da Quinta Estrela do Cruzeiro do Sul (E.A.Q.E.C.S) Normas complementares


O Escoteiro Anabatista não escoteiros comuns, são escoteiros espirituais, estão sempre diante de Deus e por isso são crianças que vivem a onipresença de Deus em sua plenitude. Não precisam da presença de pessoas para fazerem as coisas certas, pois o temor de Deus é o princípio básico e bíblico do sábio
Escoteiro Anabatista.
O livro de consulta do E.A.Q.E.C.S. é a Bíblia, tendo o livro de provérbios como livro em destaque, pois nele há profundas reflexões e estudos “interpretativos-aplicativos”.
Na condecoração de E.A.Q.E.C.S. deverá ocorrerá em público para que todos glorifiquem ao Deus-Pai em Jesus Cristo pelas pré-obras boas realizadas por um E.A.Q.E.C.S. pela fé vetero-testamentária. Sendo necessária a presença de dois oficiais no mínimo como testemunhas no ato da honraria.
O Escoteiro não pode ser oficial, sua maior patente é cabo condecorado. Somente cristãos podem ser oficiais.
Há dois tipos de estrelas de escoteiro anabatista: a do cruzeiro do sul e a marcial. A do cruzeiro do sul só e dada a escoteiros anabatistas. Durante a fase de formação essas estrelas poderão ser dadas a pessoas adultas.
A perda da estrela ocorrerá por três faltas graves do Escoteiro Anabatista. É honroso o Escoteiro Anabatista devolver a estrela quando a perder pelas três faltas graves, mas a estrela não é tomada ou suprimida do Escoteiro disciplinado, só ele pode devolvê-la, mesmo não tendo mais dignidade para portá-la. O ato de devolver a estrela é semelhante ao policial americano que entrega o distintivo quando deixa de ser policial ou ao antigo xerife que entregava a estrela de sua função de delegado da região.
O escoteiro que perder sua estrela nunca mais receberá outra igual, nunca mais!
Os oficiais e sub-oficiais só receberão suas estrelas e patentes se forem dignos e grandes cristãos anabatistas, sempre por indicação de um capitão ou outro oficial.
Nos E.A.Q.E.C.S serão criadas ordem de honraria. Ex.: Levi, felecido em 30.10.12, tem a ordem do “brilho de santo Estevão”, que é a ordem dos mártires cristãos. Há ainda as ordens:
Matetês: que é a ordem dos melhores estudantes.
Davi: ordem dos corajosos.
Abraão: ordem da fé.
Sansão: ordem da força e do esforço.
Gideão; ordem dos conquistadores.
Moisés: ordem dos legisladores.
Evangelho: ordem dos ganhadores de almas para o Reino de Deus.
Especial: Ordem livre.
Jesus: quando se alcança todas as 9 ordens dos E.A.Q.E.C.S.