sábado, 25 de outubro de 2014

Exegese de 1Pe 3.18 e 1Pe 4.6.
O texto de 1Pe 3.18, 19 não está, como pensam alguns, dizendo que o espírito de Cristo foi ao mundo dos mortos pregar aos espíritos em prisão. Quando diz que Ele foi mortificado pela carne mas vivificado no espírito isso não se refere a carne e ao espírito de Cristo. A CARNE fala na verdade dos homens que mataram a Jesus e o ESPÍRITO ao Espírito Santo que o ressuscitou conforme Rm 8.11. Por isso que a tradução mais correta deveria ser mortificado PELA carne e vivificado PELO Espírito. 
O contexto de 1Pe 3.18 deixa muito claro que o assunto do capítulo era a perseguição os carnais aos cristãos. Assim, o apóstolo usa Jesus como o exemplo aqueles que sofrem a perseguição dos carnais. Quem pregou aos espírito em prisão foi o Espírito Santo através de Noé. 
Será que o pregar aos mortos de 1Pe 4.6 significa que os mortos teriam direito a uma segunda chance de salvação. 
Não! Se analisarmos o contexto fica evidente que essa pregação é usada para julgar e não salvar. Note: 
"Os quais hão de dar conta ao que está preparado para JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. Porque POR ISSO foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, FOSSEM JULGADOS segundo os homems na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito" (1Pe 4.5, 6). 
A frase final MAS VIVESSEM SEGUNDO DEUS EM ESPÍRITO mostra claramente que a pregação foi feita antes dessas pessoas morrerem.