sábado, 25 de julho de 2015

Uma das grandes dúvidas teológicas diz respeito ao texto de Mt 27.52, 53, que fala dos corpos de santos que foram ressuscitados na morte de Jesus e que aparecem a muitos na cidade de Jerusalém depois de Cristo ter ressuscitado. A dúvida seria o que aconteceu a essas pessoas depois? Seriam as primeiras pessoas que ressuscitaram com corpos incorruptíveis, as chamadas primícias de 1Co 15.23? Ou essas pessoas tiveram uma ressurreição em corpos comuns como Lázaro e o filho da viúva de Naim?
De imediato respondo que as primícias de 1Co 15.23 não são um grupo, mas o próprio Cristo conforme mostra 1Co 15.20. Mas então o que aconteceu com esses santos?
O vocábulo grego é EMFANÍZO derivado de EMFANÉS que significa “manifesto”. Assim, a melhor tradução para este verbo não seria “aparecer” como ocorre na maioria das traduções, mas “manifestar” e tem um sentido restritivo como ocorre em Jo 14.21, 22. Desse modo, aqueles santos ressuscitados não se manifestaram a todas as pessoas e tudo indica que foram levados depois ao paraíso, que segundo 2Co 12.2,3 é um lugar que pode receber corpos. Assim, esses santos estariam com Elias, Enoque e Moisés no terceiro céu aguardando a ressurreição definitiva.