terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Crônicas das guerras espirituais do dia 26.12.09

As crônicas das guerras espirituais de 26.12.09
Acredito que foi o primeiro evento da Igreja batista renovada moriá de repercussão mais abrangente em Fortaleza. Enfim, a igreja se mostrou na capital do Estado do Ceará de maneira, digamos, mais explícita. Ali, na Beira-mar, no anfiteatro, boa parte da Igreja batista renovada moriá estava reunida numa cruzada de peso e respeito. Deus quer que isso ocorra, quer que sua igreja de imponha coletivamente no mundo na pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Mas confesso que o momento, a meu ver, foi antecipado, e pela misericórdia de Deus, foi abençoado para não envergonhar sua igreja. Acredito piamente que a Igreja não estava devidamente preparada para aquele evento. Sinto a falta do amor fraternal que conduz ao amor de Deus para que possamos conhecer, e também revelar, Deus em toda sua plenitude a este mundo, como diz Efésios 3.14-21. A Igreja em sua representação na batista moriá em Fortaleza encontra-se ainda fora daquela fraternidade profunda que conduz ao amor de Deus (2Pe 1.7), que é o último estágio do crescimento cristão, quando o individual se une ao coletivo no corpo de Cristo, e então, externamente revela Deus ao mundo, o Verbo se fazendo carne em glória pelo seu corpo místico. Não, a batista renovada moriá ainda não atingiu esse estágio. Mas não digo isso em depressão ou desalento, como se fosse algo inatingível. Tudo farei para contribuir para isso.
O que vimos na Beira-mar, naquela cruzada, é um começo para as manifestações da Igreja de Cristo no mundo, que ainda quer fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3.20), mas que depende de que todos os santos estejam conjuntamente conhecendo o amor de Cristo (Ef 3.20). Sim, Deus quer fazer algo grande, muito grande, de repercussão mundial, onde milagres e prodígios, e grande conversões acontecerão, e que o brilho da igreja em Fortaleza chamará a atenção do mundo inteiro. Jesus não esqueçamos nunca, disse: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho. E este era o tema dessa cruzada, que Deus inspirou os irmãos da congregação do bairro Serviluz para fazerem. Sim, Deus nos fala por esta cruzada, quer que sua igreja em Fortaleza saia da mediocridade de propósitos. Para Jesus Deus sugeriu “Pede as nações que eu te darei” (Sl 2.8), e agora Jesus diz o mesmo à sua igreja em Fortaleza. Mas isto depende da unidade em amor da Igreja, se apenas uma congregação conseguiu aquela cruzada, o que não fará toda a igreja unida, disposta e contribuindo? Quando ocorrer por um momento esse unidade, essa expressão do amor de Cristo em seu povo na união de toda a igreja no propósito de evangelizar, o mundo saberá que seu povo está aqui em Fortaleza, dando um testemunho vivo da obra de Cristo nesta geração.
Deus deseja que seu povo como geração eleita, sacerdócio de reis, a nação santa e o povo adquirido anuncie as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1Pe 2.9), isso tem sido feito, é verdade, mas individualmente; no entanto, o Senhor quer sua igreja local, especificamente em Fortaleza, fazendo isso coletivamente, como povo de Deus, separado deste mundo com grande amplitude. Espero que isso um dia ocorra de modo contundente e em glória (Ef 3.21) para então Deus realizar um reavivamento aqui neste lugar, que inspirará o mundo inteiro.
Não, não foi desta vez que o brilho de Cristo em sua igreja foi para fora destas fronteiras. Mas foi maravilhoso ver a igreja na Avenida Beira-mar, na pessoa de seu pastor pregando o Evangelho de Jesus Cristo.
Usamos o equipamento dos fãs dos Beatles por uma conveniência que eles prestaram a si mesmos: como pensavam que seria naquele dia que realizariam um encontro que sempre fazem, promovido por um programa de rádio que toca a música dessa banda, resolveram combinando conosco, fazerem seu evento depois do nosso para não decepcionarem os radio-ouvintes do programa; e como seria melhor para eles que seus equipamentos já estivessem prontos quando fossem se apresentar, cederam a nós para que usássemos o deles, que diga-se, era melhor que o nosso. Vejam só, os Beatles ajudaram a divulgar o nome de Jesus em sua igreja de Fortaleza. O que Jonh Lennon disse, além se ser um contradição em si mesmo, que a banda dele era mais famosa que Jesus Cristo, não poderia, porque estava citando Jesus como referência, e referência é exatamente o referencial, o que mede e revela. Mas seus fãs agora serviram para divulgar a igreja, que creio, um dia será mais famosa que os Beatles: “A igreja batista renovada moriá será mais famosa que os Beatles”, anota essa também, João.
O Pastor Glauco talvez não tenha um carisma de um evangelista como o de Billy Graham, mas por outro lado é um evangelista mais instruído do que aquele, e seu sermão é muito mais rico teologicamente falando do que o de Graham. O que está faltando mesmo são oportunidades iguais a que Billy Graham teve de pregar a multidões. Quando a Igreja se unir com as denominações evangélicas para preparar um evento de grande porte em que o pastor Glauco pregue e todos então verão o dom de Evangelista inconteste do pastor Glauco para anunciar o Evangelho de Cristo. Uma coisa é um pregador do Evangelho, um anunciador de boas novas ou um profeta de Deus, que quebranta os corações e prepara o caminho do Evangelista. Mas este, o Evangelista, é o pregador por excelência, e que os demais devem dar lugar para atrair as massas para Cristo, a fim de que depois os Pastores e os mestres trabalhem no desenvolvimento dessas multidões.
Hoje, infelizmente, estão dando a pregadores leigos, ou seja, que não são Evangelistas, a oportunidade que caberia a um homem com esse talento para anunciar o Evangelho. Os pregadores leigos devem se colocar em seus lugares de homem de Deus, mas sem o talento de um Evangelista, aquele escolhido por Deus para ser o pregador por excelência. Enquanto não houver essa humildade por parte dos pregadores leigos, as oportunidade de chances de grandes conversões ficarão perdidas. Considerar o Evangelista maior que o pregador leigo não é a questão, mas reconhecer que aquele é a pessoa ideal para pregar num momento importante, e que realmente é melhor pregador, não maior diante de Deus ou dos homens como pessoa ou ser humano.
Em 26.12.09 se fez justiça. Tivemos a oportunidade de vermos, talvez pela primeira vez, um Evangelista pregando no lugar que é considerado o cartão postal de nossa cidade.
Glauco, o evangelista, falou da esperança da glória de Deus pela presença de Cristo no coração daquele que crer no Evangelho (Cl 1.27). Esclareceu que essa habitação de Cristo no coração do homem, que lhe confere tal esperança gloriosa não é força de expressão, em poesia ou figuras de linguagens, mas fato e verdade, realidade no sentido concreto da palavra. É o homem ter Cristo de verdadeiramente habitando em seu coração. Este mundo, discorreu ele, revela um pouca da majestade de Deus, que procura apresentar ao homem sua presença na criação, no mar, na lua, no vento (Nisso o ouvinte podia se deleitar como a beleza natural que o momento lhe oferecia, em que tais coisas se viam ali ao vivo). Com isso, Glauco, ambientava sua mensagem, usando a vista do lugar em favor de sua mensagem. O terrível inferno, não só era a perda da futura glória celestial que este mundo indica, mas também, a perda dessa beleza inferior que aqui podemos ver. Com este contraste e tendo a mensagem do sacrifício de Cristo crucificado as pessoas foram convidadas a demonstrarem a fé em Jesus como o Salvador indo à frente. Alguns pessoas foram mais até do que eu esperava, porque como eu disse, falta empenho, vontade e amor da igreja para em unidade, em sacrifício de todos possamos realizar um evento como aquele, e até maior ou menor, mas que tenha mais efeito. Quero ver multidões indo à frente, mas para isso precisamos se unir, preparando o ajuntamento, fretando ônibus, atiçando o desejo das pessoas de ouvirem a palavra de Deus,para que fluido multidões não mais o anfiteatro, mas o aterro da Praia de Iracema (que cabe muito mais pessoas) seja o local da maior número de conversões que esta Cidade já viu.
Após o evento, eu, Denilsom, Nazareno e Onaruac, as irmãs Nalva, Léia, Janete e Renata estivemos na Praça Portugal pregando o Evangelho para os Emus, os homossexuais, os rockeiros, góticos e as demais tribos adolescentes que costumam se reunir ali. A princípio tentaram nos inibir com suas exibições de escárnio e de zombaria, gritando o nome do diabo e praticando chocarrices de picardias juvenis. Mas o Denilsom não se deixou abater e pregou contundente e incisivamente até que aos poucos eles foram se quebrantando e perdendo o ânimo quando já não sabiam mais o que fazer para nos encabular. Quando preguei sobre a tristeza interior, e que eles estavam ali para se sentirem pelo menos tristes em grupo, evitando a solidão, quebrantei-os enfim a ponto de, impressionantemente, baterem palmas depois da pregação. Depois conversamos com eles, falando de Cristo e do seu Evangelho. Evangelizando um grupo de homossexuais consegui que eles ficassem reflexivos sobre a escolha que estavam fazendo, mostrando que não conseguiriam ser felizes daquele modo comportamental. A um homossexual masculino, dizia eu, no fundo você quer um homem viril, um homem de verdade para contrastar com sua escolha efeminada, mas o problema é que homens assim, viris, desejam é mulheres, e por isso, nunca você se satisfará, pois só quem poderá se interessar por você por longo tempo é outro homossexual, o que você de fato não quer. Ele ficou chocado com a revelação da sua própria frustração inconsciente tornada clara para si mesmo, disse-lhe que a saída era a mudança no espírito. Deus na pessoa do Espírito Santo deseja entrar em seu espírito pelo sacrifício de Jesus Cristo, disse ele com o dedo em riste, que eles logo perceberam se devia a meu modo convicto e expressivo de falar. Algo poderoso ocorreu ali, os que até então se negavam a me ouvir e conversar passaram a fazer perguntas e se abrirem para a saída que estava propondo pela Bíblia: a mudança espiritual pela obra de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Pedi-lhes que em casa fizesse a “prova dos noves” procurando pedir a Cristo para que pelo Espírito Santo os transformassem de dentro para fora.
Indo para casa, já depois da meia-noite, estava exausto, mas contente. Hoje Deus fez grandes coisas por sua igreja, e 2009 acabou começando bem 2010.

Luiz Sousa em Cristo eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário