terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Apologia do cristianismo bíblico

O grego bíblico e a desintegração da heresia unitarista.
Lemos em Jo 10.30 no original grego do Novo Testamento:

ego kai ho patér hen esmen. (texto grego transliterado para o português)
eu e o Pai um somos. (tradução)

Há no texto grego desse versículo uma informação de grande valia para o estabelecimento da doutrina da Trindade. É que o numeral “um” [HEN] está no gênero neutro. Em grego, assim como na língua inglesa, existiam três gêneros, o masculino, o feminino e o neutro. O masculino era usado para palavras de gênero masculino, o feminino para palavras femininas e o neutro para palavras que não tinha gênero definido. Só que diferente do inglês, o grego possuía os três gêneros para conceitos diferentes ou ideias em que o sexo se era macho ou fêmea não estava em questão. No caso do numeral um usado no neutro usado em Jo 10.30 fica claro que Jesus ao dizer que Ele e o Pai eram um estava afirmando que os dois tinham uma unidade numérica, e não uma unidade pessoal, que no caso, deveria então se dito que Ele e o Pai seriam UMA pessoa, e para isso o numeral a ser utilizado seria o vocábulo grego MIA (uma). Caso Jesus afirmasse que Ele e o Pai eram “um” com o artigo grego masculino (Heis em grego), Ele estaria abrindo espaço para se dizer que haveria mais de um Deus, negando o monoteísmo bíblico, que afirma existir apena um único Deus, apoiando assim o ensino das Testemunhas de Jeová, que acreditam que Jesus era Deus, mas um Deus diferente da divindade do Pai eterno, que é mais poderosa, segundo elas. Mas Jesus usou o gênero neutro em grego para o numeral impossibilitando as duas heresias (a das Testemunhas de Jeová e a dos unitaristas) e confirmando a doutrina bíblica da Trindade. Assim, com este versículo “Sansão” as colunas da negação da Trindade vão por terra. Que os unitaristas e as testemunhas de Jeová se conscientizem que estão se apegando a um galho seco, sem o menor apoio bíblico. Ou aceitam a declaração simples de Jesus ou arquem com a responsabilidade eterna de não estarem no cristianismo bíblico proposto pelo seu Criador, Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade Santa. Ah, peçam perdão do engano e lutem para que seus amigos saiam da mentira do diabo feita contra a verdade trinitariana.

Luiz Sousa em Cristo eternamente!

Um comentário:

  1. Eu acho que você está equivocado amigo ! Não posso acreditar que você realmente conheça o grego ! Nesta passagem de João 10:30 de modo nenhum está confirmando a doutrina da trindade, veja que no tempo em que estas palavras foram pronunciada por Nosso Senho Jesus Cristo a crença judaica era estritamente monoteísta, é um absurdo dizer que Jesus estivesse se referindo a uma trindade, uma que o conceito trinitário veio se estabelecer na igreja por volta do IV seculo. Analisando o termo gramatical HEN que está no neutro, não pode se referir a pessoas e sim para coisas ou objetos, não vejo onde isso pode confirmar a trindade. Jesus quando disse: Eu e o Pai somo um (hen). Ele fala de proposito, unido na mesma intensão e vontade do Pai, o projeto da salvação partiu primeiramente do Pai, portanto o Pai é o salvador através do filho, é nisto que consiste está unidade e não de pessoas ou essência.

    ResponderExcluir