sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Apologia do anabatismo passivo e ativo e crítica do anabatismo morno

A apologia do anabatismo ativo e passivo e os mornos.
O anabatismo passivo como se vê na igreja de Deus em Cristo menonita é por mim considerado adequado até certo ponto. Explico: Caso alguém deseje se filiar a esta igreja para viver um refrigério terreno, um refúgio cristão, neste mundo tenebroso não há nada de errado. Nos períodos de carnaval alguns crentes fazem retiros espirituais, enquanto outros evangelizam os carnavalescos. Portanto, são atitudes válidas e perfeitamente aceitáveis.
O anabatismo ativo como é praticado por alguns irmãos da igreja batista renovada moriá, que partem para a guerra espiritual, combatendo o pecado,o mundo e o diabo é o outro lado da vida cristã.
O meio-termo dessas duas atitudes é que não é recomendável. Crentes que nem são ativos ou passivos. Estes vendem suas almas aos empregos, à cultura, ao turismo, a comodidade, às diversões e as coisas do mundo. São crentes mundanos. Ouvintes de pregação. Que não se dão a obra de Deus. Nem sequer ajudam financeiramente. São plateia ou expectadores que me irritam quando vêm me elogiar ou estimular à viver as guerras do Senhor. Não preciso disso! Sei meu caminho e meus encargos na vida cristã.
Nada contra aos irmãos que querem viver uma vida acadêmica. Mas será que é isso que Deus quer de você, meu irmão?!?
Eu pessoalmente sou dado ao estudo, sinto-me bem no mundo acadêmico e esse também sente minha falta. Tenho talentos natos para as ciências humanas. Mas contrariando minha própria natureza e dons preferi os pobres e carentes intelectualmente para me dar como ministro do Evangelho de Jesus Cristo. Apesar de uma larga bagagem filológica, ainda prefiro palavras simples, do povão, para melhor ser entendido. Às vezes fico triste pela falta de meus pares ou como dizia na época de criança de pessoas do meu TOP. Mas não me desespero sempre tenho alguém de peso para conversar vez por outra, e meu Deus me supre nessas carências por meio da oração profunda.
Para e reflita: Será que a faculdade é o que Deus deseja de você? Será que o casamento é o plano de Deus melhor para tua vida? Não seria hora de renunciar tudo e ir para o interior do Ceará e fazer a obra que Deus quer que você faça?
Reflita, ore, seja sincero. Sacrifique sua carreira se assim for o melhor para Deus. Não busque o melhor para você. Vá no altar de moriá e sacrifique seu “Isaque”. E seja ou um crente passivo de qualidade ou um ativo, o que não dá é para ser o que você é: um nada diante de Deus, um morno.

Luiz Sousa em Cristo Eternamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário