sábado, 3 de outubro de 2009

Comentários sobre a escatologia

A INSIGNIFICÂNCIA E IMPORTÂNCIA DA THEOLOGIA
NA VISÃO DO CETA (Centro Ensino Theológico Anabatista)

A Theologia Bíblica em um segundo:
“A Theologia é praticamente uma ilusão. Quando alguém morre, ele já vai para a eternidade, seja com Deus ou separado dEle. A estada no inferno ou no céu, o arrebatamento da igreja, a grande tribulação, o tribunal de Cristo, o milênio, o juízo do trono branco, e toda essa cronologia bíblica ortodoxa dos acontecimentos escatológicos, tudo isso ocorrerá em uma fração de segundo depois que nós morrermos. É tão rápido, tão rápido, que é praticamente desprezível. Toda a ortodoxia teológica e tudo mais das verdades da Bíblia só servem para este mundo temporal, para nos nortear em nossa vida terrena. No final das contas, tudo isso pouco importará após o décimo de segundo depois que nós morrermos, no final de tudo o que importa é se você se arrependeu e creu em Jesus, mas essas duas coisas, que são uma, precisam serem confirmadas pelo ensino global das Escrituras, o que mostra o quão é importante estudarmos a Theologia para estarmos seguros de nossa fé”. Mestre Luduvicus A. O. Sousius, 27.08.08.

A Theologia Bíblica em vários anos:
“A Theologia precisa ser estudada por causa da verdade sagrada global que sustenta nossa fé, existe várias posições interpretativas que devem ser conhecidas e comparadas com aquela que nosso centro teológico abraça, não para criar confusão ou embates intermináveis, mas para defender e mostrar que há uma harmonia no nosso sistema interpretativo, que é o dos anabatistas, com o sistema de fé estabelecido na Bíblia. Por outro lado, aquilo que se mostrar digno de aceitação das outras posições interpretativas precisam ser computadas em nossa compreensão dos vários pontos da doutrina cristã que não estão bem esclarecidas. Isso exige anos de leitura, estudo, meditação, comparações e conferências entre os sinceros estudantes da Bíblia, juntamente com a igreja em sua simplicidade espiritual até que possamos ter uma resposta satisfatória para darmos a todos que pedirem razão da esperança que há em nós, como disseram os Apóstolos Paulo e Pedro (Cl 4.6; 1Pe 3.15). Todo o theológo que se formar no CETA (Centro de Ensino Theológico Anabatista) estará pronto para se posicionar de modo consciente na posição interpretativa que mais se aproxima da Bíblia, por isso que nosso centro pode se orgulhar de realmente ter ao mesmo tempo uma posição neutra e parcial na teologia, já que nossos estudos e pesquisas não descartarão nenhuma posição interpretativa, mas sempre se norteará por aquela que para nós sempre se apresentou como a verdadeira”. Luiz Sousa, servo de Deus.

Participe do CETA (Centro de Estudo Theológico Anabatista), na capela da igreja batista renovada moría em Caça e Pesca. Rua Acaraú, sem número. Referências de localização: No final da linha 52, entrar pela rua direita (Umaitá) até a comunidade Beira-rio. Telefone para informações 8756.59654 (Luiz Sousa).

2 comentários: