quarta-feira, 9 de novembro de 2022

1Jo 5.20

Comentário de 1João 5.20 Lemos em 1Jo 5.20: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. Neste versículo temos claramente uma declaração que Jesus é Deus. Mas na tradução Novo Mundo das testemunhas de Jeová a declaração fica ambígua, sem sabermos se é a Jesus ou ao Pai que a parte final é referida. Mas se observarmos que o verdadeiro Deus também é chamado de vida eterna fica claro que a declaração é feita a Jesus, que em todo o contexto da carta de primeira João é chamado de vida eterna (1Jo 5.10-13; 1Jo 1.1-2). Obviamente que no verso há uma interrelação entre o Pai e o Filho, pois o verdadeiro de quem Jesus dá entendimento também é Ele mesmo. O outro destaque deste verso é a informação de que é Jesus que nos dá entendimento para conhecermos o que é verdadeiro. Esta afirmação se relaciona com Mt 11.27: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR”. Fica claro pela Bíblia que a compreensão de muitos coisas da Bíblia, dentre elas a divindade de Jesus Cristo, depende de uma revelação. ICo 2.12 diz: “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” que se for lido juntamente com Jo 14.17-21nos esclarece que o Espírito Santo que recebemos ao cremos em Jesus nos revela verdades que de outro modo não poderíamos entender. Assim, fica nítido que a revelação da divindade de Jesus não depende apenas de informações mentais como querem as Testemunhas de Jeová. Outro detalhe interessante é que em alguns manuscritos gregos há um acréscimo da palavra Deus no caso acusativo, ficando a segunda parte do versículo assim: “...e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro...” parece que esse acréscimo é original, pois facilita a leitura da outra parte do versículo que diz “e nós estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo”, ficando todo o verso da seguinte forma: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro e estamos no verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. Assim, com esse acréscimo não resta dúvida que a parte final se refere a Jesus como o verdadeiro Deus e a vida eterna, já que não teria sentido chamar o Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Finalmente se relacionarmos Jo 17.3 que diz que só existe um Deus verdadeiro fica evidente que Jesus tem de ser igual ao Pai ou então Jesus seria um deus falso.

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