quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Os nomes das pessoas da Trindade

O significado e aplicação dos nomes das três pessoas da Trindade. As três pessoas da Divindade recebem nomes que servem para explicar suas funções e características na revelação de Deus para a humanidade. É importante inicialmente entender que tais nomes não expressam de forma exaustiva e idêntica quando são usados em seus sigificados próprios. Possuem em seus usos com as pessoas da Trindade um sentido restrito, uma semântica parecida mas não idênticas até as últimas consequências quando são usadas no sentido denotativo desses termos, ou seja, aqueles do dicionário. A primeira pessoa da Trindade é chamada de Pai. E aplicado a primeira pessoa da Divindade, o nome retrata a Pessoa divina que assume a função inicial de Deus, o ser das origens de tudo, o criador, as primeiras impressões do ser transcendente que originou tudo. Essas características da primeira pessoa da Divindade são compartilhadas com as duas outras pessoas, apesar de serem próprias da primeira pessoa. O nome Filho dado a segunda pessoa da Divindade além de aproximar a primeira e a segunda pessoa de Deus na natureza divina, aproximam também na relação de amor. O filho no sentido usual é o herdeiro de tudo que é do pai, assim, todas as características do pai o filho herda, assim, tudo o que foi dito da primeira pessoa, a da origens, a transcedência da divindade o Filho possui, mas agora possui um avanço, de segunda mão, indicando um progresso, o Pai é o Deus do princípio e o Filho o do fim. A terceira pessoa da Divindade ao receber o nome de Espírito revela que tem a característica de revelar Deus em sua essência ou natureza original a espiritual. Deus é espírito, e a terceira pessoa traria as revelações não como foi feita pela segunda pessoa que o fez assumindo a forma humana. A terceira pessoa revelaria Deus e passando por sua revelação humana na pessoa de Jesus no espírito do homem. O Espírito que recebemos em nosso espírito é o Espírito de Cristo, o mesmo Espírito de Deus Pai. Assim, quem conhece ao Espírito conheceria tanto ao Pai como ao Filho no espírito. Assim, o nome Espírito dado a terceira pessoa da Divindade aproxima Deus do homem na forma espiritual. Obviamente que a parte dessas funções e caracterísicas que cada pessoa da Divindade possui em seus nomes, cada uma é igual na condição de Deus em sua forma original.

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