quarta-feira, 9 de novembro de 2022

2Ts 2.1-7

Tradução comentada 2Ts 2.1-7 1 Ἐρωτῶμεν δὲ ὑμᾶς ἀδελφοί ὑπὲρ τῆς παρουσίας τοῦ Κυρίου ἡμῶν Ἰησοῦ Χριστοῦ καὶ ἡμῶν ἐπισυναγωγῆς ἐπ’ αὐτόν 2 εἰς τὸ μὴ ταχέως σαλευθῆναι ὑμᾶς ἀπὸ τοῦ νοὸς μηδὲ θροεῖσθαι μήτε διὰ πνεύματος μήτε διὰ λόγου μήτε δι’ ἐπιστολῆς ὡς δι’ ἡμῶν ὡς ὅτι ἐνέστηκεν ἡ ἡμέρα τοῦ Κυρίου 3 μή τις ὑμᾶς ἐξαπατήσῃ κατὰ μηδένα τρόπον ὅτι ἐὰν μὴ ἔλθῃ ἡ ἀποστασία πρῶτον καὶ ἀποκαλυφθῇ ὁ ἄνθρωπος τῆς ἀνομίας ὁ υἱὸς τῆς ἀπωλείας 4 ὁ ἀντικείμενος καὶ ὑπεραιρόμενος ἐπὶ πάντα λεγόμενον Θεὸν ἢ σέβασμα ὥστε αὐτὸν εἰς τὸν ναὸν τοῦ Θεοῦ καθίσαι ἀποδεικνύντα ἑαυτὸν ὅτι ἔστιν Θεός 5 Οὐ μνημονεύετε ὅτι ἔτι ὢν πρὸς ὑμᾶς ταῦτα ἔλεγον ὑμῖν 6 καὶ νῦν τὸ κατέχον οἴδατε εἰς τὸ ἀποκαλυφθῆναι αὐτὸν ἐν τῷ ἑαυτοῦ* καιρῷ 7 τὸ γὰρ μυστήριον ἤδη ἐνεργεῖται τῆς ἀνομίας μόνον ὁ κατέχων ἄρτι ἕως ἐκ μέσου γένηται Tradução 1 E rogamos, irmãos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e por nossa reunião com Ele, 2 para não rapidamente sejais abalados do entendimento nem vos pertubeis seja por espírito nem por palavra ou por epístola com de nós como se o Dia do Senhor estivesse acabado de chegar. 3 Ninguém vos engane de modo algum porque não ocontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem do pecado e o filho da perdição, 4 o qual se opõem e se exalta contra tudo que se chama deus ou se adora; assim ele se assentará no templo de Deus apresentado-se que é Deus. 5 Não vos lembrais de que junto de vós dizia estas coisas? 6 E agora sabeis o que o detém para ser revelado no tempo próprio. 7 Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que o detém agora até que do meio seja tirado. Comentário O verso primeiro desse texto fala sim do arrebatamento da igreja mas como um modo de fazer um pedido, que era de não deixar os os ensinamentos anteriormente dados fossem mudados. Paulo tinha ensinado anteriormente que o Dia do Senhor, ou seja o dia da ira de Deus ou como é conhecido o período da Grande Tribulação só começaria quando o anticristo fosse revelado. Muitos intérpretes pensam que esse Dia do Senhor é a volta de Jesus e por isso pensam que Paulo está dizendo que o arrebatamento seria depois do aparecimento do anticristo. Mas Dia do Senhor fala do Dia da ira de Deus que durará sete anos. O que estava acontecendo é que alguns em Tessalônica estavam pensando que as tribulações que padeciam já seriam o período da ira de Deus que virá com o aparecimento do anticristo. O verbo grego ENÉSTEKEN no verso 2 está na terceira pessoa do tempo perfeito e fala de algo que acabou de chegar, apontado que esse era o erro: pensar que o Dia de Cristo tinha chegado. Paulo então esclarece que o mistério da iniquidade já operava, mas o Dia do Senhor só aconteceria com a aparição do homem do pecado. O que detém o surgimento do Anticristo é citado duas vezes. Uma com o artigo neutro (uma clara indicação do Espírito Santo) e outra com o artigo masculino (uma referência ao corpo de Cristo, a igreja), como o Espírito está unida com a igreja aquilo que detém o anticristo é visto em unidade.

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