quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O princípio do dízimo

O dízimo e sua vigência no Novo Testamento A) O princípio do dízimo. Lemos em Provérbios 3:9: "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primicias dos teus ganhos". Entendo que esse texto é o melhor para estabelecer o princípio do dízimo. O dízimo está no Bíblia e precisa ter uma aplicação prática para o Novo Testamento. Se perguntarmos qual a aplicação do dízimo no Novo Testamento, obviamente que ele precisaria ser visto na nossa renda. E assim os irmãos entenderam quando fazem a equivalência do dízimo do passado para hoje. Esse texto de Provérbios mostra um princípio que aponta diretamente o dízimo. B) Esclarecendo o dízimo no Antigo Testamento Muitos têm usado o texto de Malaquias 3.7-11 para dizer que o cristão que não dá o dízimo é ladrão é por isso não vai para o céu. Discordo disso! Naquele contexto histórico sim, Malaquias deixa claro que os judeus estavam enganando a Deus, o hebraico não usa o verbo roubar, mas QÃBA que tem um sentido de enganar. A Septuaginta traduziu por "calcanhar" aludindo a nome Jacó que significa "enganador". Assim quando aqueles judeus não traziam o dízimo para a casa do tesouro do templo estavam praticando um logro, uma tentativa de enganar a Deus, e mesmo que alguns insistam na tradução por roubo, deve ser visto como um tipo de roubo simbólico. Mas é importante esclarecer alguns pontos sobre o dízimo bíblico para fortalecer esta minha explicação e também usar deste expediente para ajudar a obra de Deus. C) Os dois tipos de dízimo no período de Moisés: O dízimo anual. O dízimo segundo a lei de Moisés havia que era usado pelo próprio dizimista sendo dado todos os anos, confiram: “Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que CADA ANO ser recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar para ali fazer habitar o seu Nome, COMERÁS os dízimos do teu gado, do teu mosto (vinho) e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Grifo meu para destaque, Deuteronômio 14.22, 23. O dízimo do terceiro ano. Além do dízimo anual, da colheita, existia o dízimo do terceiro ano que era dado ao levita, a viúva, o órfão e ao estrangeiro, todos aqueles que não tinham terras em Isarael, confira: “Ao fim de três anos tirarás TODOS os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem” Deuteronômio 14.28, 29. Assim, dizer que o dizimo é só para sacerdotes (os pastores) carece de apoio bíblico. E no Novo Testamento todos são sacerdotes espirituais (1Pe 2.5; Ap 5.9, 10), enquanto Cristo é Sumo-sacerdote. Esses dois tipos de dízimo era no tempo de Moisés, no período do tabernáculo. Depois que houve a deportação dos judeus para a Babilônia e Deus restaurou o templo e fez voltar duas tribos (Judá e Benjamim), Neemias e Esdras mudaram um pouco a forma do dízimo, tendo criado uma caixa de oferta para o Templo, que na época original da implantação da lei de Moisés nem existia, ao que parece foi o Rei Ezequias que criou as chamadas câmaras da casa do Senhor para custear, onde se recolhia os dízimos e ofertas e que também passaram a serem usados também manutenção do templo (2Crôn 31.11, 12) quando sabemos havia era o tabernáculo sagrado feito de peles de animais. Na época dos reis o cuidado do templo era algo irrelevante com a nação estabelecida e rica, aliás, tinha era outros templos e deuses que também recebiam manutenção de seus templos e baalins, etc. Mas depois da deportação as coisas tinham mudado, e Neemias estabeleceu a casa do tesouro do novo Templo, vejamos: “Também sobre nós PUSEMOS PRECEITOS impondo-nos cada ano o ministério da casa do nosso Deus; para...E que as primícias (festa da colheita ou pentcostes) da nossa massa (trigo), as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto (vinho) e o azeite, TRAÍAMOS AOS SACERDOTES, ás CÂMARAS DA CASA DO NOSSO DEUS; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam aos dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, ÀS CÂMARAS DA CASA DO TESOURO. Porque àquelas CÂMARAS os filhos de Israeal e os filhos de Levi DEVEM TRAZER OFERTAS ALÇADAS do grão, do mosto e do azeite; Porquanto ALI estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e cantores; e que assim não DESAMPARARIAM a casa do nosso Deus”. Grifos meus para destaque e esclarecimentos, Neemias 10.32, 37-39. É bem provável que muitas só agora estejam entendendo os dizeres de Malaquias 3.7-11, porque a maioria das pessoas na verdade não ler nem entendem a Bíblia e vive de papagaiada, repetindo o que os outros dizem sem nunca averiguar e ir a fundo à meditação das Escrituras Sagradas. Mas fica muito claro aqui que o dízimo na época de Malaquias era para ser dado aos cantores, pois as famílias dos filhos de Levi que ficaram sem função por causa da construção do Templo passaram a exercer o ministério do louvor e de portaria do Templo. A estes devia ser dado do dízimo dos dízimos que ficava na casa ou câmaras do tesouro que ficava no novo Templo. Aí eu pergunto será que os pastores papa-tudo seguindo à risca Malaquias vão dividir o dinheiro dos dízimos com os porteiros e os cantores??? Mas enfim, para não ficarem todos pensando que eu acabei com tudo, e que os ricos pastores vão ficar pobres, o que eu acho difícil. Esclareço que sim, o dízimo pode ser dado no Novo Testamento, aliás, dízimo é o mínimo, devemos dar a Deus e a sua obra o máximo. Há muitas igrejas sérias e que cobram o dízimo e o usam de forma sábia e edificante e não apenas para beneficiar algumas pessoas. O dízimo pode ser dado no Novo Testamento e seguir um procedimento próprio e atual, assim como ele no Antigo Testamento teve mudanças. D) Dízimo e ofertas a forma de contribuir que Deus estabeleceu. Conforme 2Tm 3.16, 17 toda a Bíblia deve ser considerada como regra de fé e prática para o cristão, e se assim for o dízimo também deve ser considerado como a forma que Deus estabeleu para que contribuirmos na obra de Deus! Não houve necessidade de ser escrito no Novo Testamento como devem ser feitas as contribuições, exatamente porque os preceitos do Antigo Testamento podem ser seguidos. E) O dízimo teve variações de usos, tanto antes do pacto da lei, como na época do tabernáculo e na época do templo. Portanto, seu uso pode variar. O dízimo podia também ser convertido em dinheiro (Deut. 14.24, 25). Abraão diz a Bíblia deu o dízimo de tudo, assim, não é verdade que ele deva apenas ser do produto da terra. F) Ajuda instituicional e a pessoal. O ensino do Novo Testamento sempre mostra a ajuda de irmão para irmão, de igreja para igreja ocorre, mas de igreja para irmão não há referência. Essa ajuda assistencial institucional não é vista no Novo Testamento. Sempre as exortações é para que cada irmão, tendo condições, ajude seu irmão. Somente no caso das viúvas é que se nota um tipo de ajuda eclesiástica, e só quando de fato for carente e sem parentes. Como o dízimo pode ter variações não nego que ocasionalmente ele possa ser usado para ajudar especialmente a um irmão, mas a forma ideal é que o irmão que tenha condições ajude ao seu irmão necessitado diretamente. G) A natureza geral e não restrita do dízimo. É importante também dizer que quando em Hebreus é dito que Levi pagou dízimos a Melquisedeque fica claro que o dízimo da lei de Moisés se relacionava com o do período dos patriarcas, quebrando essa argumentação surrada que o dízimo era engessado a lei de Moisés. Não era, ele tem uma aplicação geral e não restrita.

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