quarta-feira, 9 de novembro de 2022

A exaltação da humanidade de Jesus

O homem-Jesus exaltado apartir de sua natureza divina em sua glorificação hereditária. Texto reflexivo-devocional Na perícope bíblica de Cl 1.15-19 nos informados por Paulo que Jesus Cristo em na natureza humana é gloriosamente elevado de modo retroativo graças a sua pré-existência divina, como Segunda Pessoa da Trindade. Porque realmente todas as prerrogativas de Jesus alistadas nessa passagem são sim para sua condição de homem glorificado, mas sabemos que o corpo humano de Cristo só foi formado no ventre de Maria muito tempo depois da criação de todas as coisas, no entanto o texto é claro em dizer que Ele é antes de todas as coisas, é a imagem do Deus invisível, ou seja, aquilo que de Deus se pode ver, uma forma física de Deus, possibilitando a adoração como sempre os homens ansiaram, mas que Deus nunca permitiu, pois a imagem de adoração deveria ser obra do próprio Deus e não dos homens. Ser o primogênito de toda a criação faz de Cristo o herdeiro de tudo, mas além disso Ele também é o criador. No entanto, todas essas características são do homem Jesus. Se perguntássemos porque simplesmente Paulo não disse que Jesus era igual a Deus, já que isso seria o suficiente para sabermos quem Jesus Cristo era em majestade e grandeza, e a resposta é simples, Jesus tem todas essas características grandiosas porque está também elevando todos os homens que foram transportados para o seu Reino (Cl 1.13), tornado-os idôneos, ou seja, capazes de participar de sua herança (Cl 1.12). Por isso Paulo disse que todos os cristãos são conforme a imagem de Jesus, primogênito de muitos irmãos (Rm 8.29). É por esta razão que lemos em Hb 12.23 diz que a Igreja em sua totalidade é dos primogênitos, exatamente porque todos são em Cristo. Assim, a grande verdade é que Deus nos exalta em seu Filho Jesus Cristo, Ele nos engrandeceu. Jesus como Deus é perfeito, completo, nada que se faça o eleva mais, é infinitamente pleno, mas por nossa causa se rebaixou para se elevado conosco. Jesus como homem foi elevado a Deus, era Deus, antes, de fato, e agora o é por direito, por exaltação, apoteose, mas fez isso não pra si, mas por nós! Assim, o homem Jesus atrelado a sua Divindade original atrai para nós todas as bênçãos espirituais que sua exaltação por Deus lhe trouxe. Essa reflexão advém não do conhecimento profundo das línguas originais ou de longas leituras de compêndios de teologia, não, mas da simples meditação desse texto inspirado da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário