quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Mt 11.12

Esclarecendo os textos difíceis da Bíblia Mt 11.12 “E desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto”. Este versículo parece dizer que a salvação não é de fato pela fé, mas que requer esforço. Mas o segredo da exegese deste versículo está na expressão “...ATÉ AGORA...”. O que Jesus estava dizendo é que desde o início do ministério de João Batista, que começou a falar do Reino dos Céus (Mt 3.1,2), os homens, especificamente os Escribas e Fariseus, estavam tentando entrar no Reino dos Céus pela lei, pela força, e com isso, como também disse Jesus em Mt 23.13: “Mas ai de vós, escribas e farizeus, hipócritas! Porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar”. Jesus deixa claro logo no verso 13, depois deste versículo que estamos comentando que “a lei e os profetas duraram até João”, e agora para entrar no Reino dos céus não é por esforço ou guarda da lei, como pensam os escribas e farizeus, mas era através de Jesus, que encerra o capítulo deste versículo de Mt 11.12 dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados (de tentar guardar a lei) e oprimidos (pelo pecado), e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Entra-se no Reino dos Céus recebendo a Jesus (Jo 1.12), nascendo de novo (Jo 3.3), crendo n’Ele como o suficiente e perfeito Salvador (Jo 3.16). Depois que somos salvos em Cristo passamos a guardar os mandamentos de forma natural, porque nascemos de novo, e por isso as exigências da Bíblia serão fáceis de cumprir pelo poder da vida de ressurreição que obtemos em Cristo para viver a vida cristã em toda piedade (Fp 3.10; 2Pe 1.3, 4), pelo Espírito de Vida em Jesus (Rm 8.2; 1Co 6.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário