quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Jo 5.19-26

Tradução comentada Jo 5.19-26 19 Ἀπεκρίνατο οὖν ὁ Ἰησοῦς καὶ ἔλεγεν αὐτοῖς Ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν οὐ δύναται ὁ Υἱὸς ποιεῖν ἀφ’ ἑαυτοῦ οὐδὲν ἐὰν* μή τι βλέπῃ τὸν Πατέρα ποιοῦντα ἃ γὰρ ἂν ἐκεῖνος ποιῇ ταῦτα καὶ ὁ Υἱὸς ὁμοίως ποιεῖ 20 ὁ γὰρ Πατὴρ φιλεῖ τὸν Υἱὸν καὶ πάντα δείκνυσιν αὐτῷ ἃ αὐτὸς ποιεῖ καὶ μείζονα τούτων δείξει αὐτῷ ἔργα ἵνα ὑμεῖς θαυμάζητε 21 Ὥσπερ γὰρ ὁ Πατὴρ ἐγείρει τοὺς νεκροὺς καὶ ζωοποιεῖ οὕτως καὶ ὁ Υἱὸς οὓς θέλει ζωοποιεῖ 22 οὐδὲ γὰρ ὁ Πατὴρ κρίνει οὐδένα ἀλλὰ τὴν κρίσιν πᾶσαν δέδωκεν τῷ Υἱῷ 23 ἵνα πάντες τιμῶσι τὸν Υἱὸν καθὼς τιμῶσι τὸν Πατέρα ὁ μὴ τιμῶν τὸν Υἱὸν οὐ τιμᾷ τὸν Πατέρα τὸν πέμψαντα αὐτόν 24 Ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν ὅτι ὁ τὸν λόγον μου ἀκούων καὶ πιστεύων τῷ πέμψαντί με ἔχει ζωὴν αἰώνιον καὶ εἰς κρίσιν οὐκ ἔρχεται ἀλλὰ μεταβέβηκεν ἐκ τοῦ θανάτου εἰς τὴν ζωήν 25 Ἀμὴν ἀμὴν λέγω ὑμῖν ὅτι ἔρχεται ὥρα καὶ νῦν ἐστιν ὅτε οἱ νεκροὶ ἀκούσουσιν τῆς φωνῆς τοῦ Υἱοῦ τοῦ Θεοῦ καὶ οἱ ἀκούσαντες ζήσουσιν 26 ὥσπερ γὰρ ὁ Πατὴρ ἔχει ζωὴν ἐν ἑαυτῷ οὕτως καὶ τῷ Υἱῷ ἔδωκεν ζωὴν ἔχειν ἐν ἑαυτῷ Tradução 19 Respondendo, pois, Jesus, também dizia a eles: Em verdade, em verdade vos digo não pode o Filho fazer de si mesmo nada se não que veja o Pai fazer, pois as coisas que aquele faz também o Filho semelhantemente faz. 20 Pois o Pai ama o Filho e todas a coisas mostra-lhe ao fazer, e maiores obras do que estas mostrará para que vos maravilheis. 21 Assim como o Pai ressuscita os mortos e vivifica desta mesma maneira tambêm o Filho aos que deseja vivifica. 22 O Pai a ninguém julga, mas todo o juízo deu ao Filho. 23 Afim de que todos honrem o Filho assim como honram ao Pai, o que não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24 Em verdade, em verdade eu vos digo aquele que a minha palavra ouve e crer naquele que me enviou tem vida eterna e em juízo não entra, mas passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e agora é que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que ouvirem viverão. 26 Porque assim como o Pai tem a vida em si mesmo também ao Filho deu ter a vida em si mesmo. A paridade que esse texto mostra entre as pessoas de Jesus e seu Pai é impressionante. Aqui temos com certeza uma das maiores acertivas bíblicas que confirmam a igualdade entre Jesus e Deus-pai, estabelecendo bíblicamente a base da doutrina da Trindade. As partículas gregas HOSPER (assim como), HOSTOS (desse modo), HOMOIS (semelhantemente) indicam como o texto faz uma relação de semelhança entre Deus-Pai e Jesus. No verso 19 quando Jesus conclui que tudo quanto Deus faz, o Filho faz igualmente é decidamente uma igualdade criativa sem precedentes. Visto que uns dos motivos de se adorar Deus é o fato dele ser o criador, aqui Jesus diz que tudo que Deus faz, ele fazia igual, apontando indubitavelmente uma igualdade de Jesus com Deus. Ao dizer inicialmente que o Filho por si mesmo não pode fazer nada que não veja o Pai fazer, não está diminuindo a declaração final, mas apenas mostrando que as obras de Cristo fazia eram semelhantes as do Pai, mostrando identificação das realizações e não alguma insuficiência da parte de Cristo. No verso 20 ao dizer que o Pai mostra ao Filho tudo o que faz revela um compartilhamento que somente um ser igual a Deus poderia desfrutar. O verso 21 aponta outra similaridade entre Deus e Jesus, assim como Deus ressuscita e dar vida, do mesmo modo Jesus faz. Dar vida e ressuscitar é sem dúvida o poder intrínsseco da Divindade. Neste verso 22 é onde encontramos uma prerrogativa que o Pai não faz, mas que o Filho desempenhará que é o juízo, o julgamento dos homens, e nesse ponto é onde Jesus arremata uma surpreendente declaração da igualdade dele com Deus, dizendo que assim como Deus é honrado deve-se honrar o Filho também, ora, isso mostra que a honra de adorar a Deus pode ser dirigida do mesmo modo ao Filho e aqui a igualdade de Jesus e Deus é novamente asseverada. Quem não honra o Filho, não honra ao Pai é um repetir da mesma afirmação, mas agora de modo invertido, evitando assim quaisquer dúvida sobre o que se está afirmando. O verso 24 o destaque é para a vivificação espiritual que Cristo pode realizar, e como tem seu efeito imediato e instantâneo. O verso 25 aponta que essa vivificação espiritual ocorreria com a mensagem do cristianismo. O verso 26 explicaria essa vivificação espiritual que Cristo realizaria, isso ocorreria porque Cristo tinha como Deus a vida em si mesmo. Alguns tentam destacar que essa condição de ter a vida em si mesmo não era inerente a Cristo mas um dádiva do Pai. No entanto, nota-se que tão concessão de Deus ao Filho é natural e eterna, ou seja, algo que ocorreu eternamente. A ênfase deve ser posta em "como o Pai tem a vida em si mesmo", se o Pai tinha a vida em si mesmo eternamente seria assim que Jesus teria também. A vida intrínssica de Jesus era a mesma do eterno Deus. O Pai conceder ao Filho é um modo antropomófico de falar disso.

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