quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Expiação limitada

Lição 6 O ensino da expiação limitada calvinista. O terceiro ponto dos cinco pontos da doutrina calvinista apontada no TULIP (acrônimo que resume os principais ensinos do calvinismo) é a expiação limitada, que afirma que Cristo não morreu na cruz por todos, mas apenas para os eleitos. Veremos nessa lição que isso não verdade, Jesus morreu por todos, mas apenas serão salvos os crerem no Evangelho. A) O que é expiação? O termo hebraico para expiação é KIPPER e expressa a ideia do pecado ser coberto. O sangue do sacrifício era interposto entre Deus e o pecador e cobria o pecado. Por isso que em Hebreus diz que todos os anos os pecados eram recordados, que prova que não eram tirados. Em grego a palavra para expiação é HILASMÓS do verbo HILÁOMAI que significa "aplacar, tornar-se benévolo), o sentido é de tirar o pecado para ser aceito por Deus. Lemos em Jo 1.29 o que João Batista disse para Jesus: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Portanto expiar é tirar os pecados e segundo esse verso não é limitada, mas para o mundo inteiro. Ver ainda 1Jo 2.2. B) Textos usados para tentar defender a expiação limitada. Um texto muito citado pelos calvinistas para defender o ensino da expiação limitada é Mt 1.21: ''ela dará a luz um filho, a quem chamará Jesus, porque ele salvará seu povo dos seus pecados''. Argumentam que por esse texto dizer que Jesus salvaria seu povo confirmaria um número fixo de salvos. Mas na verdade o texto está explicando porque Cristo recebeu o nome de Jesus, que significava ''Javé salva'', era um nome derivado daquele que Deus usou para se relacionar com os judeus no Antigo Testamento, assim o nome era mostrar a prioridade de Deus para com os judeus no plano da salvação. Portanto, a expressão 'seu povo' não significa a totalidade dos salvos, mas aos judeus. E dizer que Jesus salvou os judeus não exclui necessariamente que não salvou também outros povos com sua morte na cruz. Outro texto muito utilizado para defender a expiação limitada é Mateus 26.28, que diz ''pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados'', diante desse texto, os calvinistas perguntam: Jesus disse que seu sangue era derramado por muitos e não por todos, não confirmaria esse texto a explicação limitada? A explicação para esse texto é que Jesus estava instituindo a Santa ceia, e nela se celebra o aspecto de pacto do sangue de Cristo, que existe apenas entre Cristo e sua igreja. O sangue do Senhor Jesus foi vertido na cruz por todos, mas apenas os que crerem no Evangelho estabelecem um pacto em seu sangue, tendo a remissão dos pecados. Esse pacto do sangue que Cristo tem com sua Igreja nem os salvos do Antigo Testamento tem parte. C) Textos que confirmam que a salvação é para todos os homens. Basicamente os argumentos dos calvinistas contra os textos bíblicos que mostram a salvação oferecida à todos os homens, é dizer que todos homens se refere à todos sem distinção e não todos sem exceção. Vejamos se isso é verdade, analisando alguns textos bíblicos: João 3.16 talvez seja o texto mais conhecido e claro que Deus ofereceu seu Filho por todo o mundo e não apenas para um grupo limitado: "Porque Deus amou de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Não há como negar que Deus tenha amado o mundo e nem que a salvação é oferecida a todos. Se os que crêem e recebem a vida eterna são do mundo que Deus amou então não tem como negar que os que não crerem são também do mundo que Deus amou. Seu amor pelo mundo se mostra exatamente pela chance de dar a todos a vida eterna. É de fato um texto que clara e inequivocamente refuta o ensino da expiação limitada. É preciso negar o óbvio para ainda continuar aceitando o ensino calvinista. Em Jo 1.9 lemos que a luz de Cristo ilumina a toda pessoa que vem ao mundo e não apenas alguns. Todos recebem dessa luz, ocorre que alguns a rejeitam, amando mais as trevas que a luz e nisto está a condenação (Jo 3.18). O texto de Tito 2.11 diz que a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, o argumento calvinista é dizer que esse ''todos'' se referem a todos os tipos de pessoas porque o contexto anterior falava dos idosos, os jovens, os servos e os senhores. Mas não é isso que conecta os textos, mas a vida cristã em obediência a sã doutrina que serve de ornamento, o verso 11 de aplicação genética apenas introduz que a mesma graça salvadora ensina que os salvos devam renunciar à impiedade, as paixões mundanas para se viver no mundo como cristão sóbria, justa e piamente. Em 1Tm 2.4 afirma que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Esse texto não pode está está dizendo que Deus desejava que todos os tipos de homens fossem salvos porque isso já acontecia, na igreja já havia todos os tipos de homens salvos. Se Paulo estivesse dizendo o que os calvinistas dizem o texto deveria dizer 'que tem salvo todos homens', mas o texto fala de um desejo a realizar e não realizado. Em Rm 3.22 diz que a justiça de Deus vem pela fé em Cristo Jesus para todos e logo em seguida explica que nesse todos não há distinção, porque todos pecaram e estão distituídos da glória de Deus. Assim, não há como dizer que a oferta de justificação pela fé em Cristo só é para alguns homens, pois o texto diz que é para todos os que pecaram, sendo portanto para todos sem exceção. Citando novamente Jo 1.29 temos a famosa frase de João Batista dita para Jesus: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, de modo simples mostra que a morte de Cristo foi por todos, mesmo que somente os que crerem sejam perdoados. Em 1Jo 2.2 lemos: "É Ele (Jesus) é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também de todo o mundo". Tentando negar esse texto, os calvinistas argumentam que João estaria falando aos judeus e se referindo aos gentios, mas a carta não é direcionada a judeus, mas a toda a igreja. D) Argumentos enganosos. Os calvinistas costumam argumentar que se Cristo morreu na cruz por todos os pecados, então o pecado da incredulidade deveria também ser perdoado, trazendo salvação a todos os homens. Acontece que o perdão para todos pecados depende da aceitação pela fé, assim não só a incredulidade, mas todo e qualquer pecado ficará sem perdão se a pessoa não crer no evangelho. Sempre que se apresenta textos que mostram que Cristo morreu por todos, sempre os calvinistas dizem que isso seria universalismo, ensino errado que afirma que todos serão salvo. Mas ao dizer a Bíblia que Cristo morreu por todos, ela mostra também que só serão salvos por essa morte os que crerem no Evangelho. Um texto que mais claramente diz isso é 1Tm 4.10 "Pois para isso trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é Salvador de TODOS os homens, especialmente dos que crêem". E) O cumprimento de uma profecia. Considerado pelos calvinistas como um texto de difícil explicação para quem defende a expiação limitada, 2Pe 2.1 diz que haveria falsos mestres que negaria a Cristo que os resgatou. Ora, se aos falsos mestres foram resgatados por Cristo é prova que sua morte foi por todos, mesmos para os que se perdem por recusarem a crer no Evangelho. O texto também profetiza o próprio ensino da expiação limitada do calvinismo. F) Ensino sem serventia. A doutrina da expiação limitada é aquele tipo de ensino que não se ver nenhuma utilidade. Não glorifica a Deus, na verdade o coloca como "não-salvador"; não aumenta a fé de ninguém, na verdade faz é tirar, pois se você abraça tal ensino como poderá ter certeza de sua salvação? Você pode não ser um escolhido por mais que pense que seja, Deus pode nâo ter eleito você para ser salvo! E não tem apoio bíblico nenhum! Na Bíblia a salvação é oferecida a todos sem acepção. Então por que as pessoas aceitam esse ensinamento? Não sei, talvez porque faz a pessoa ser aceita em um grupo, porque não quer pensar o ensino bíblico por si mesma, não sei, o fato é que esse ensino não tem nenhuma utilidade. Se houver que alguém diga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário