quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Fp 2.5-11

Exegese de Fp 2.5-11 – As duas formas de Cristo: forma de Deus=Deus; forma de servo=homem Texto grego 5 Τοῦτο φρονεῖτε ἐν ὑμῖν ὃ καὶ ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ 6 Ὃς ἐν μορφῇ Θεοῦ ὑπάρχων οὐχ ἁρπαγμὸν ἡγήσατο τὸ εἶναι ἴσα Θεῷ 7 ἀλλὰ ἑαυτὸν ἐκένωσεν μορφὴν δούλου λαβών ἐν ὁμοιώματι ἀνθρώπων γενόμενος 8 καὶ σχήματι εὑρεθεὶς ὡς ἄνθρωπος ἐταπείνωσεν ἑαυτὸν γενόμενος ὑπήκοος μέχρι θανάτου θανάτου δὲ σταυροῦ 9 Διὸ καὶ ὁ Θεὸς αὐτὸν ὑπερύψωσεν καὶ ἐχαρίσατο αὐτῷ τὸ ὄνομα τὸ ὑπὲρ πᾶν ὄνομα 10 ἵνα ἐν τῷ ὀνόματι Ἰησοῦ πᾶν γόνυ κάμψῃ ἐπουρανίων καὶ ἐπιγείων καὶ καταχθονίων 11 καὶ πᾶσα γλῶσσα ἐξομολογήσηται ὅτι ΚΥΡΙΟΣ ΙΗΣΟΥΣ ΧΡΙΣΤΟΣ εἰς δόξαν Θεοῦ Πατρός Numa tradução direta do grego lemos em Fp 2.5-11: “Tenham o mesmo pensamento que houve também em Cristo Jesus, ‘que em forma de Deus existia\não considerou usurpação ser igual a Deus\mas se esvaziando a si mesmo\tomando a forma de servo, sendo feito a semelhança dos homens e a achado na condição externa de homem\a si mesmo se humilhou sendo obediente até a morte, e morte de cruz.\Por isso também Deus a ele exaltou de modo muito elevado\e lhe deu O nome, o Nome que está acima de todos os nomes,\para que pelo nomem de Jesus todo joelho dobre-se nos céus e sobre a terra e nas regiões inferiores\e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus pai’”. O texto bíblico acima no original está na forma poética porque desde muito tempo tinha uma característica de uma antiga canção espiritual que Paulo aqui se vale para ensinar a igreja. É provável que tenha surgido de um profeta doutrinário passando a ser inserido nas igrejas como medida da fé ou padrão doutrinário (Rm 12.6b). Mas queria destacar da passagem o contraste que existe entre as expressões “forma de Deus” e “forma de servo”, nelas as duas condições de Cristo são abordadas, a da eternidade e da que viveu aqui na terra. Forma de Deus é dado de modo suscinto, mas a forma de servo é desenvolvida, em que ficamos sabendo que a forma de servo que Jesus tinha era de homem em toda sua expressão humana, diz isso para que notemos que Jesus não assumiu a posição de um ser mais elevado como a de um anjo. Depois dessa análise fica transparente que se a condição de homem de Jesus era perfeita como homem na sua forma de servo, então a forma de Deus o era também como Soberano Senhor, assim é inegável que forma de Deus é o mesmo que ser igual a Deus, como o versículo 5 diz, e que essa condição que não foi obtida por usurpação, mas por pura existência natural. O texto aponta para uma apoteose (APO +THEOS) de Cristo, ou seja, a obtenção da Divindade por mérito. Esse texto mostraria que Jesus era Deus de fato e de direito.

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